"When you play the game of thrones, you win or you die."
Já estreou (no domingo) a nova série da HBO pela qual, já há algum tempo ansiava: Game of Thrones.
A série é baseada nos livros de George R.R. Martin, as "Crónicas de Gelo e Fogo", e a primeira temporada tem como base o primeiro volume da saga (na versão portuguesa são os dois primeiros volumes) que conta já com 4 volumes publicados (8 na versão portuguesa), estando previsto para Julho deste ano o 5º volume, ficando ainda dois "na calha" para os próximos anos.
Como já tinha lido os 4 primeiros volumes (que correspondem aos dois primeiros livros na versão original), e feito as respectivas crónicas aqui, aqui e aqui, aguardava ansiosamente a chegada da série e com uma enorme curiosidade sobre o modo como iriam fazer a adaptação televisiva da mesma.
E de facto, foi soberba!
Este primeiro episódio acabou por se mostrar bastante fiel ao livro, acrescentando, como seria de esperar, um ou outro detalhe obrigatório para situar o espectador na história e abrir-lhe um pouco o livro/enredo que é bastante complexo e muito, mas mesmo muito vasto. Já o tinha dito na crónica que fiz do primeiro livro, ou seja, do meu primeiro contacto com a obra de Martin, e volto a repetir a deixa: "O livro inicia com um emaranhado de personagens que quase nos leva ao desespero ...".
Posto isto, era obrigatório que no primeiro episódio da série (e acredito que acontecerá o mesmo no 2º e no 3º ...) fossem feitas algumas alterações para facilitar a entrada do leitor (espectador) no enredo e nos meandros da intriga, essencialmente no sentido de apresentar as principais personagens desta primeira temporada, as suas vivências e os vários relacionamentos cruzados entre elas ...
O único ponto negativo que tenho a apontar é, de facto, a banda sonora. Não foi capaz de nos transmitir sentimento, energia e de nos fazer endireitar as costas no sofá ...
Sei que não é comparável e gosto muito das duas obras (e dos dois mestres da escrita) mas quando ouço a banda sonora do Senhor dos Anéis (honra seja feita a Howard Shore) consigo ver/imaginar o filme do princípio ao fim, associando as várias músicas às várias passagens do filme. E foi precisamente isso que não senti neste primeiro episódio.
Acho que faltou algo mais ... épico!
Em relação ao resto, gostei muito e vou aguardar ansiosamente os próximos episódios :)
Pena que seja só um por semana :(
E para terminar deixo aqui o genérico da série ...
... e o link para o blog português de referência no que diz respeito à Guerra dos Tronos. E parabéns à Célia que tem feito um trabalho mais que excelente!
terça-feira, 19 de abril de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário