Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nas fraldas da Cabreira - Parte II

Abadim:
41°32'48.82"N
7°59'47.60"W


Eis as coordenadas do meu ponto de partida.
Como eu disse no post anterior, tudo correu bem à excepção de um pequeno percalço inicial.
E digo inicial porque foi mesmo no início !!!.

Estava eu no meu ponto de partida, montada em posição de descanso, afixando o meu roadbook artesanal quando fui abordado por um camponês local a perguntar-me se eu ia para as corridas !?!?!
- Não chefe ... Só estou a passear ... Vou em direcção a Gondarém ...
Ao que ele me respondeu que tinha que seguir sempre pelo caminho de baixo.
Depois de consultar o meu roadbook e seguindo o conselho do ancião local, mal iniciei o percurso, cortei à esquerda, para baixo ... Erro fatal !!!
Perdi entre 1h a 1h30 às voltas caminhos (quase de cabras) à procura do estradão para Gondarém ... Acabei por desistir, voltar atrás quase até Cabeceiras e ir pela nacional até à aldeia de Gondarém. Ou seja, um pequeno percurso de cerca de 2 a 3 Km custou-me praticamente 2h !!!

Chegado a Gondarém, e porque já conhecia, acabou por ser relativamente fácil chegar ao local onde deveria ter chegado pela outra via.

No meio das voltas e contravoltas em que me meti, acabei por "bater umas chapas" aos locais por onde ia passando.


E também por onde não ia conseguir passar ...


Um belo campo de pastoreio com um riacho que o circundava ...


E no qual até tinha dado para uma banhoca ...


A partir de Gondarém, foi "estrada boa" até Busteliberne. Só aí pude visualizar o estradão que deveria ter feito. Vê-se claramente na imagem dois estradões. Supostamente, eu deveria ter vindo pelo de baixo, o qual circundava o vale e levava-me direitinho até Gondarém.


Quanto ao caminho entre Gondarém e Busteliberne, infelizmente ainda apanhei um pouco de asfalto, mas lá teve que ser ...
Em Busteliberne, logo à entrada, um pequeno aglomerado "meio" abandonado.

Na aldeia propriamente dita, temos a capela local e um espigueiro com uma dimensão razoável.


No próximo post, termino o registo deste meu passeio ...

To be continued ...

0 comentários: