Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mais crónicas de Gelo e Fogo

Já os tinha lido ainda antes das férias mas ainda não tinha escrito as respectivas crónicas.
Mais dois volumes das Crónicas de Gelo e Fogo, desta vez o III e o IV. Mais uma vez, George R.R. Martin continua a supreender-nos com a entrada em cena de novas personagens e desfechos completamente imprevisíveis para algumas situações.


N' "A Fúria dos Reis", o autor continua a introduzir mais algumas personagens ao seu vastíssimo leque. Umas com um papel determinante no desenrolar da história e outras que nos agarram pela forma como o autor as constrói e as desenvolve.
Neste volume, surge em grande plano o clã Baratheon que se decidiu a lutar também pelo trono de ferro. Os Greyjoy, em tempos derrotados e humilhados pela aliança Stark/Baratheon decidem encetar a sua vingança. Entretanto, os dragões de Daenerys vão crescendo em força e poder no distante leste.
Sendo este volume a primeira parte do segundo volume original "Clash of Kings", não há grandes avanços na história mas sim uma preparação para os acontecimentos e as batalhas que se irão travar.


Sendo este livro a conclusão do volume anterior, tudo o que foi preparado e cozinhado n'A Fúria dos Reis é concretizado. A batalha sangrenta por Porto Real e a tomada de Winterfell por Theon Greyjoy acabam por ser, para mim, as situações mais marcantes neste volume.
Entretanto, no Norte, Jon Snow que tinha partido em busca do seu tio Benjen Stark, acaba por ser capturado e enfrentar o terrível dilema entre morrer e trair os seus irmãos da patrulha.
O Despertar da Magia continua a demonstrar a soberba criatividade do autor e a sua capacidade de continuar a supreender com desfechos imprevisíveis. Por mais que queiramos que a história siga determinado rumo, o autor continua a dar-nos a volta e a apresentar-nos situações e resoluções com que nunca sonharíamos ...

Enfim, a palavra EXCELENTE continua associada à saga e à criatividade e imaginação do autor. É, sem dúvida, um digníssimo sucessor de Tolkien.

Mal posso esperar pelos dois próximos volumes ...
Assim tenha tempo (€€) porque vontade não me falta :)

0 comentários: