Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O Café Lameirinho

Há já algum tempo que ando a matutar nesta ideia para mais um tema para o blog: um roteiro gastronómico. E conteúdos não me faltam ... falta é o tempo :)

Quem me conhece sabe que sou um "bom garfo" e que uma das coisas que me dá prazer na vida é apreciar uma bela refeição e sempre que posso (essencialmente quando saio em passeio) faço os possíveis por conhecer novos locais de "repasto" :)

Um dos meus locais de peregrinação anual é o Café Lameirinho em Cabanas de Baixo (junto à foz do Rio Sabor), Torre de Moncorvo.


Há pelo menos 10 anos que tenho por hábito, pelo menos uma vez por ano, fazer um passeio até Torre de Moncorvo e, consequentemente, ao Café Lameirinho. Essencialmente, só há dois pratos: migas de peixe e peixe frito. O que não quer dizer que se preparem outros "pequenos" pratos para quem não gosta ou para quem levar crianças, como é o meu caso.

Recomendo vivamente o peixe frito ou como vulgarmente é conhecido, peixinhos do rio. É de comer até cair para o lado. E só vem para a mesa o peixe, pão e salada. Da última vez que lá fui (páscoa de 2010), o Sr. João ainda nos deu a provar as migas. Muito bom também, mas ... peixinhos do rio é que é !!!

E depois há o Sr. João! Sim, porque o Sr. João é uma personagem única em toda a restauração em Portugal. Frases do tipo "então não sabia ter pedido a cerveja há bocado quando eu fui lá dentro?" ou então "beba desta pinga (bagaço) que é muito melhor que esses whiskys que por aí andam ..." (e de facto até é ...) são algo que lhe sai tão naturalmente que nem dá para levar mal. Mas é impecável e uma coisa é garantida, não se sai de lá com fome!

Não tenho muitas fotos de lá mas estas duas dão uma boa perspectiva do espaço exterior (que é onde realmente vale a pena comer porque o interior é o café) e de vários instrumentos (essencialmente agrícolas) típicos da zona.



Em termos de preços, não se pode dizer que seja caro mas também não é muito barato pois se ao custo da refeição juntarmos os cerca de 270Km da viagem Porto-Moncorvo e outros 270Km para o regresso bem como outros gastos que se possam fazer durante o dia, já dá para perceber ... Creio que só a refeição ronda os 15 a 20€ por pessoa (contas feitas de cabeça pelo Sr. João).

O único pré-requisito é telefonar e fazer a marcação. É que se não o fizerem arriscam-se a nem sequer ter direito a mesa quanto mais a peixinhos ...

Café Lameirinho
Rua Lameirão
Cabanas de Baixo
5160-031 Cabeça Boa

Tlf: 279 979 411

0 comentários: