E valeu bem a pena ...
Primeira paragem: Penedono.
Penedono é uma pequena vila situada no Nordeste do distrito de Viseu, sede de concelho com o mesmo nome e conhecida pelo seu castelo, de característica e traços fortemente medievais e que tem a particularidade de respeitar e manter escrupulosamente os traços arquitectónicas e o material granítica da região, conferindo-lhe o título (na minha opinião) de verdadeira vila medieval.
Aliás, toda a vila está marcada por símbolos que reforçam esta característica. Catapultas, torres de cerco, escudos, etc.
Apesar de aparentar um ar tipicamente "medieval", o seu interior era até bastante moderno com todas as mordomias necessárias para uma boa estadia.
Ficamos num quarto enorme (praticamente duplo) virado para o castelo. A estalagem tem também uma pequena salinha de estar onde ainda consegui ver o grande FCP enfiar 2 no saco do Guimarães e os pintainhos a levarem 2 do Braga ... eheh!
O pequeno almoço era daqueles à maneira ... com produtos típicos/regionais e outros mais tradicionais, ideais para a pequenada. Muito bom.
A estadia em Penedono teve também como objectivo a possibilidade de conhecer algumas vilas e aldeias da zona, nomeadamente Mêda, Longroiva e Marialva, às quais voltarei mais tarde ...
0 comentários:
Enviar um comentário