Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Amor de Perdição

Sinopse
Simão Botelho e Teresa de Albuquerque pertencem a famílias distintas, que se odeiam. Moradores de casas vizinhas, em Viseu, acabam por se apaixonar e manter um namoro silencioso através das janelas próximas. Ambas as famílias, desconfiadas, fazem de tudo para combater a união amorosa.

Opinião
Após ter lido "Os Maias" de Eça de Queirós, no ano passado, tinha traçado como objectivo de leitura para este ano ler, pelo menos, mais dois clássicos da literatura portuguesa. Amor de Perdição foi o escolhido.
Antes de o ler, passei os olhos por algumas criticas e opiniões e, no geral, quase todos o consideravam como um livro triste. Confesso que não percebia muito bem o que era um livro triste e porque o classificavam assim. Percebi-o depois ...
Bom, após a leitura, devo dizer que não é um livro triste, é uma tragédia! A história centra-se num amor impossível entre Simão e Teresa, ambos oriundos de famílias que se detestam mutuamente e que tudo fazem para impedir a relação entre ambos.
A leitura é bastante fluente e, sendo o livro relativamente curto (192 páginas), bastante rápida. Gostei da escrita de Camilo e do modo crítico como o livro acaba por descrever a super conservadora sociedade portuguesa dos finais do século XIV.

0 comentários: