Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Moendo um domingo...

No último domingo, aproveitando estes últimos dias de bom tempo, nada comuns nesta altura do ano, e para desanuviar a cabeça quer do trabalho, quer da "crise" que enfrentamos, lá fomos dar um passeio, mas desta vez fui para Sul (do Porto).
Local escolhido: Oliveira de Azeméis - Parque Temático Molinológico.
A uns escassos 30 minutos do Porto, ainda há locais que supreendem.


O Parque Temático Molinológico é um projecto de recuperação arquitectónica e paisagística de um conjunto de moinhos de água, no concelho de Oliveira de Azeméis e que conta, neste momento, com 3 núcleos ao longo do rio Ul que se interligam através de um percurso pedestre.
No núcleo principal, Núcleo de Ponte de Igreja, constituído por vários edifícios podemos encontrar os moinhos em funcionamento, um pequeno espaço para exposição de materiais e utensílios relacionados com a actividade de moagem, e um forno tradicional para a confecção e cozedura do pão.
É aconselhável (e até mesmo obrigatório) fazer uma marcação da visita. Apesar de não o ter feito antecipadamente (porque a viagem/visita estava condicionada pelo tempo que iria fazer no domingo), felizmente contamos com a simpatia e colaboração da D. Ana (a quem endereço desde já os meus agradecimentos) que teve a bondade de fechar temporariamente o bar para mostrar às pikenas (e a nós graúdos também) o moinho a funcionar (com as mós a rodar e tudo) e de as deixar mexer na farinha que ia sendo moída.


As explicações da D. Ana foram tão detalhadas que até as fez distinguir os grãos de centeio dos grãos de trigo. :)
Além disso, com a colocação em funcionamento das mós ainda nos permitiu ver a "base" do moinho a funcionar, o chamado rodízio. Inicialmente com as mós paradas, a água é redireccionada para cima das pás do rodízio o que a faz ter este aspecto.


Quando a D. Ana puxava o mecanismo que activava as mós, na realidade o que fazia era redireccionar a água para as pás do rodízio, fazendo-o girar e, consequentemente, moer os cereais em cima.


No espaço de exposição foi possível visualizar com mais detalhe e de uma forma mais "seca", toda a engrenagem pás+rodízio+caleira/guia de água.


Após o almoço, ainda em terras de azeméis, voltamos novamente ao Parque mas desta vez para a padaria. Em jeito de complemento ao projecto e no sentido de potenciar a divulgação dos produtos típicos locais, nomeadamente o tradicional pão de Ul, todos os dias é fabricado pão de forma artesanal em forno de lenha.

Em resumo, uma actividade lúdica/didáctica muito, muito interessante para levar a miudagem.
Além disso, o núcleo principal do parque dispõem ainda de um parque de merendas para que os visitantes possam pic-nicar junto ao rio e aos moinhos. Apesar de nesta altura do ano o tempo não o permitir, registei o local na minha lista de picnic spots para voltar mais tarde, quando estiver mais quentinho. :)

0 comentários: