Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

The Hobbit: there and back again

Sinopse
O mundo de Tolkien ganha vida neste livro cheio de surpresas a serem descobertas em cada página. As aventuras de Bilbo Baggins, um hobbit apreciador do conforto, e de um grupo de anões têm encantado os leitores ao longo de 60 anos contadas através das mágicas imagens a cores de John Howe.
Didáctica, divertida é um grande incentivo à leitura para os mais pequenos e uma homenagem única e inesquecível à clássica história de Tolkien.
Prelúdio para a trilogia O Senhor dos Anéis.

Opinião
Uohhhh!!!
Mas que saudades que eu tinha do mundo de Tolkien...
Tive este livro na minha wishlist durante vários anos. Por esta ou por aquela razão (ou por qualquer outra coisa que não adianta escalpelizar agora) adiei por bastante tempo a compra do livro até que surgiu a oportunidade de o comprar na última Feira do Livro do Porto (bendita hora H). Aliás, a principal razão que me levou a comprar o livro (além, claro, de ser um fanático da Middle Earth) foi o facto de terem decidido, finalmente, avançar com a adaptação do Hobbit ao cinema pelas mãos do mestre Peter Jackson. Sim, esse mesmo que nos fez vibrar com a trilogia do Senhor dos Anéis entre 2001 e 2003 (uff, já lá vão 10 anos desde o primeiro filme!!!).
Ainda esperou cerca de 5 meses até pegar nele mas, como em tudo na vida, quanto maior é o tempo de espera e a ânsia de fazer, maior é o gosto que se consegue tirar depois de concluída a tarefa.
E assim foi com este Hobbit. :)
É um pouco difícil, para fanáticos como eu, tentar descrever e fazer sobressair os pontos fortes desta obra de Tolkien porque ela é absolutamente fantástica. É uma história incrivel sobre um pequeno hobbit, Bilbo Baggins, que um dia, por arrastamento e até por uma certa imposição, acaba por se juntar a um bando de 13 anões (a ver se não me engano: Thorin, Balin, Dwalin, Oin, Gloin, Kili, Fili, Ori, Nori, Dori, Bifur, Bofur, Bombur) numa aventura para resgatar um tesouro que é guardado por um dragão, de seu nome Smaug. Aliás, é graças a Gandalf que Bilbo é "requisitado" pelos anões para desempenhar o papel de "ladrão".
Ao longo do livro, vamos acompanhando as aventuras e desventuras de Bilbo desde o encontro com o trio de ogres que foram transformados em pedra (vimos isto na Irmandade do Anel), o encontro com os duendes na travessia das Misty Mountains (montanhas nebulosas), o encontro com Gollum, o achar de um anel mágico (lembram-se da expressão "one ring to rule them all"), a travessia da Mirkwood (floresta tenebrosa), o encontro com as aranhas, o encontro com os elfos da floresta e, finalmente, o encontro com Smaug.
E é muito engraçado, ao ler este prelúdio do Senhor dos Anéis, descobrir a origem de várias coisas que desempenharam um papel fundamental na trilogia. Falo, além de Gollum e do anel que Bilbo achou, da famosa espada oferecida por Bilbo a Frodo que tinha a particularidade de ficar azul perante a proximidade de Orcs e/ou Goblins e da cota de Mithril que salvou Frodo do ataque do Ogre na travessia das Minas de Mória.
Comparativamente com a trilogia do Senhor dos Aneis, achei este livro bastante mais "leve" e agradável de se ler. Talvez por ser relativamente curto (254 páginas) ou por já estar dentro do universo criado por Tolkien, devorei, "literalmente", este livro.
Já agora, deixo algumas curiosidades acerca dos anões. Balin, após sobreviver aos acontecimentos do livro regressa a Mória para se estabelecer como Rei dos Anões mas o reino acaba por ser dizimado pelos duendes.  Gloin acaba por ser preponderante para o seguimento da história já que o seu descendente irá desempenhar um papel fundamental na trilogia. Falo, obviamente de Gimli, son of Gloin.

Em suma, The Hobbit é, sem qualquer dúvida, um must-read para todos os leitores fãs de Tolkien! Um verdadeiro must!!!

Para terminar, fica aqui o link para o blog oficial do filme e uma imagem dos anões, só para aguçar o apetite para quem está à espera do filme. :)

The Hobbit: an unexpected journey

0 comentários: