Mas já lá vamos ...
Albacete é uma cidade espanhola, capital da província de Albacete, com cerca de 160.000 habitantes, situada sensivelmente a meio caminho entre Benidorm e Madrid.
Depois da estadia em Benidorm, optei por fazer uma paragem de 3~4 dias em Albacete, antes de seguir para Madrid para, por um lado conhecer mais uma cidade espanhola e por outro evitar fazer uma viagem de 500km, durante o dia, com 40ºC em cima, e as pikenas em alvoroço.
Albacete é uma cidade marcada por 2 atracções turísticas: o seu recinto ferial e o Museo de la Cuchillaria. O recinto ferial é utilizado para uma feira anual, realizada entre 7 e 17 de Setembro, sendo considerada uma das mais populares em Espanha.
O Museo de la Cuchillaria é a outra grande atracção da cidade.
O termo Cuchillaria pode ser traduzido como a arte de fabricação de facas, navalhas, canivetes, etc. Trata-se de uma arte espanhola que consiste, essencialmente, em fabricar este tipo de artefactos.
Apesar de já se encontrar industrializada, ainda há quem pratique esta arte e crie, artesanalmente, verdadeiras peças de arte.
O único problema é mesmo o preço proibitivo que as peças artesanais podem atingir.
Estes são alguns exemplos da arte da cuchillaria em Albacete.
Apesar de já se encontrar industrializada, ainda há quem pratique esta arte e crie, artesanalmente, verdadeiras peças de arte.
O único problema é mesmo o preço proibitivo que as peças artesanais podem atingir.
Estes são alguns exemplos da arte da cuchillaria em Albacete.
Em homenagem à arte da cuchillaria e aos cuchilleiros, existe uma estátua que retrata o típico (e antigo) artesão e vendedor de cuchillos.
Na cidade existe ainda uma catedral que infelizmente, por motivo de obras de restauração interior, não foi possível visitar. Ficou, no entanto, o registo do exterior da catedral.
Sendo uma cidade de interior, o seu clima é muito próximo do de Madrid. Extremamente quente durante o Verão e muito frio durante o Inverno, chegando mesmo a nevar.
E se, durante o dia, as temperaturas facilmente chegavam aos 40ºC ...
... à noite, não havia tréguas e os termómetros teimavam em não baixar.
Para aliviarmos um pouco o calor, íamos à noite à praça onde ficava o recinto ferial. Havia um conjunto de "barracas" onde era possível comer umas tapas e beber uma caña. Numa dessas excursões, comemos sépia que mais não era do que polvo grelhado com limão e maionese, acompanhado de uma caña, versão meio litro :)
Muito bom mesmo ...
Albacete ficou-me ainda marcada por algo que eu nunca pensei que fosse possível. Sendo eu coleccionador de postais, gosto sempre de trazer de qualquer localidade que visito, a título de recuerdo, pelo menos 2~3 postais da localidade e das respectivas atracções turísticas.
Albacete foi a primeira cidade em que simplesmente não havia postais!!! Não encontrei uma única loja/tabacaria/papelaria que vendesse postais! Nem mesmo no posto de turismo!!! Esquisito, enfim ...
Resumindo, é uma cidade agradável e recatada sendo que 3 dias chegam perfeitamente para a visitar e conhecer. Mais do que isso, sinceramente, é capaz de se tornar aborrecida...
0 comentários:
Enviar um comentário