É isto, portugal no seu melhor ...
Basta os tipos da meteorologia anunciarem um pouco de calor e ... pimba!!! Fogos em cima!
Foi impressionante o cenário de sábado, em Cabeceiras de Basto, com um incêndio que varreu quase toda a encosta de Abadim, local onde costumo ficar sempre que lá vou (em casa dos sogros) e, principalmente, por onde me costumo divertir de mota, percorrendo trilhos e caminhos espectaculares.
Tudo começou, por incrível que pareça, por volta das 22h de sexta. À 1h30 da manhã de sábado (hora a que cheguei a casa depois da festa no centro da vila) já se percebia, pelo clarão visto de casa, que iria haver trabalho para os bombeiros. Já de manhã, por volta das 6h30 senti algum movimento no caminho em frente a casa (o que não é nada normal tratando-se de um caminho apenas para acesso a meia dúzia de casas) e quando decidi espreitar, ainda em pijama, o que se passava lá fora, tinha já dois carros de bombeiros e um autotanque a 50m de casa e com as chamas já bem visíveis.
Eram mais ou menos 8h30 quando saí de casa (de mota e já totalmente equipado para a passeata da manhã), logo seguido da Carla que levou as miúdas para baixo, para a vila porque o ar já era irrespirável.
Seguiu-se uma manhã e uma tarde de intenso combate ao incêndio pelos bombeiros. A dimensão do incêndio era tal que, entre os meios envolvidos, contavam-se dois aviões e um helicóptero.
No rescaldo do incêndio, além da área ardida, fica o desconsolo de saber que os caminhos que costumava "trilhar" de mota devem ter sido completamente varridos pelo fogo. Da próxima vez que lá for, terei oportunidade de ver como ficaram ...
Mas sem a densa vegetação que caracterizava parte dos trilhos, a vontade de voltar lá não será a mesma ...
Deixo aqui mais algumas fotos que fiz enquanto tentava pass(e)ar de mota ...
O relato do passeio de mota fica para o próximo post ...
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário