quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Leituras ...
Rio das flores
Excelente livro de história de Portugal, Espanha e Brasil da primeira metade do séc. XX. Na realidade, o que deveria servir como pano de fundo ao romance acaba por ser demasiado destacado deixando o romance completamente esquecido em muitas ocasiões.
Como romance, achei-o muito aquém do seu primeiro livro. Não trouxe nada de novo e recorreu muitas, e se calhar até demasiadas vezes, a velhos clichés e frases já mais que "batidas" nestas andanças...
Quanto à descrição da história que faz, MST esmerou-se e fez umn trabalho de pesquisa notável. Consegue-nos transmitir claramente o que foram os tempos conturbados logo após a instauração da República, a chegada do Estado Novo, a tentativa de reviravolta de 1927 e, finalmente, o seu enraizar na vida dos portugueses. Até de Espanha, ficamos a conhecer um pouco da sua história e da sangrenta guerra civil, onde um dos personagens teve uma participação activa. Do Brasil, fiquei a saber, por exemplo, que por lá passou, também, o Estado Novo ...
Resumindo, considero-o um bom livro de história. Se o quiserem ler pelo romance, não vale a pena torturarem-se durante 600 páginas. Mas se gostarem de história e principalmente, da história de Portugal na primeira metade do séc. XX, aí recomendo vivamente.
Deixo ficar aqui duas críticas ao livro (que gostei bastante de ler) e que nos mostram duas perspectivas diferentes sobre o livro:
- a de quem gostou (e até amou) o livro
- a de quem o considerou um romance falhado
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário