Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dívida de Sangue (A Saga do Sangue Fresco, #2)

Sinopse
Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric - um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder.
De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que de cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal…
Entretanto, também Eric tem os seus próprios segredos...

Opinião
Impulsionado pela série televisiva True Blood, decidi, ainda no ano passado, avançar com a leitura dos livros que lhe deram origem. E, se o primeiro livro me permitiu "re-visualizar" a primeira temporada da série, este iniciou o desvio entre a saga dos livros e a saga televisa já que, comparativamente com a segunda temporada da série, apenas tem em comum o enredo principal e as aventuras de Sookie com os vampiros sendo que no desfecho das várias histórias que vão surgindo no dia a dia de Sookie, a coisa sai completamente ao lado.
Aliás, uma das grandes, senão mesmo abissais, diferenças, é a morte de Lafayette logo no início deste livro, enquanto que na série, ele desempenha um papel essencial sendo, inclusive, uma das minhas personagens favoritas.

Mas, cingindo-me apenas ao livro, posso dizer que foi uma leitura agradável mas que ficou muito além das expectativas. Não gostei muito da forma como a autora introduziu a ménade, logo no início com um ataque a Sookie e depois deixou-a em lume brando (esquecida mesmo!) até que o desenrolar nos acontecimentos forçassem o seu reaparecimento. Pareceu-me demasiado forçado este aparecimento de mais uma "criatura mítica". Também em relação aos acontecimentos em Dallas, pareceu-me que em certas alturas a autora deveria ter sido mais explícita e avançar com mais detalhes sobre as situações em que Sookie era embrulhada. Gostei, contudo, do intensificar da relação com Eric que irá desempenhar um papel de maior relevo daqui para a frente (é o que dá ler com este atraso todo... toda a gente já comentou :) ).

O terceiro livro ainda está lá na estante, à espera... Mas, ou a autora me surpreende com o terceiro ou tenho a ligeira impressão que não irei terminar a saga...

0 comentários: