Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 18 de março de 2011

Carnaval medieval II

A cidade (desde 2005) de Mêda e algumas aldeias do concelho com o mesmo nome faziam também parte do "programa de festas". Já tinha estado várias vezes em Foz Côa mas nunca tinha tido a oportunidade de descer e explorar aquela região.


O Concelho de Mêda fica situado entre o Planalto Beirão e o Alto Douro, servindo de fronteira entre a zona do licor (beirão, claro está) e a região vinhateira do Douro. Apesar de a cidade em si não ter muitos motivos de interesse a nível do património histórico e arquitectónico, muitas das freguesias que compõem o concelho são dignas de visita precisamente pelo seu património: pelourinhos, castelos, solares, igrejas, etc.
E o destaque vai, obviamente para Longroiva e Marialva. Infelizmente não tive tempo de visitar a aldeia (e o castelo) de Ranhados que, segundo consta, também vale um visita ...

Além do centro histórico e da igreja matriz, em Mêda vale a pena visitar a Torre do Relógio (antiga Torre de Vigia) onde podemos ter uma vista geral sobre toda a cidade. Aliás, foi a partir de lá que "criei" a panorâmica de abertura deste post.


Mas em Mêda, o que vale realmente a pena visitar são as freguesias de Longroiva e Marialva.
Longroiva é conhecida pela seu complexo termal (Termas de Longroiva), o qual não registei em fotografia porque o que me fascina mesmo são as ruínas dos velhos castelos e muralhas ...


E este aqui até prometia só que ... bem, o interior do castelo era nada mais nada menos do que um cemitério! Portanto, não valeu a pena entrar e fotografar :)
Infelizmente a torre, apesar de dispor de um acesso em escadaria de ferro, estava fechada pelo que também não foi possível conhecer o seu interior. Ficou o registo do exterior :)
Segundo reza a História, o castelo foi eregido em 1176 por Gualdim, chefe dos cavaleiros portugueses do tempo, no ponto mais alto do antigo castro de Longobriga, nome da antiga povoação celta que deu origem ao lugar.

Quanto a Marialva, aconselho vivamente a uma visita. Não faltam na vila unidades de alojamento (como as Casas do Côro) e se o tempo ajudar, é garantido um fim de semana de descanso.
O interior das muralhas contém as ruínas do que foi outrora a povoação de Marialva que durante o séc. XIX abandonou de vez o seu interior para se fixar no arrabalde (zona exterior, junto à cerca muralhada) e na devesa (no sopé da encosta). No seu centro, além da Torre de Menagem, encontramos o pelourinho, a antiga alcáçova (equivalente à actual Câmara Municipal) e a cadeia.



Junto à Torre de Menagem e ao contrário do resto do património edificado, encontramos, em excelente estado de conservação, a Igreja de S. Tiago e a Capela de N. S. dos Passos.


Terminada a visita a Marialva, rumo a Almeida, um pouco mais a Sul ...

0 comentários: