Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Låt den rätte komma in

É o título original do livro "Deixa-me Entrar", de John Ajvide Lindqvist, que acabei de ler esta semana.
Pontuação: 5 estrelas (ou 10 em 10). Entra definitivamente para a minha lista de favoritos.

Sinopse
Oskar e Eli. De formas diferentes, são ambos vítimas. É por isso que, contra todas as probabilidades, se tornam amigos.
Oskar tem 12 anos e vive com a mãe num bairro social em Balckeberg, um subúrbio cinzento e pacato de Estocolmo. O pai desapareceu das suas vidas e ele é vítima de bullying na escola. Eli é uma rapariga misteriosa e reservada, que se muda com o pai para o apartamento ao lado. Eli não vai à escola e só sai de casa à noite. Presos cada um na sua solidão, Oskar e Eli encontram um no outro a compreensão que o mundo lhes nega. E quando o lado mais obscuro de Eli se revela, Oskar descobre o verdadeiro preço da amizade…

Opinião
Este livro foi-me oferecido pelo meu irmão no ano passado (no meu aniversário ou no Natal, já não me lembro ...) e, como muitos outros, ficou em lista de espera, sossegadinho na prateleira :)
Depois de acabar o primeiro volume da saga True Blood, decidi optar por este, principalmente por dois motivos: gostei da capa (sim, eu sei ... mas é uma das características dos livros que aprecio) e gostei da sinopse. Relacionamento entre dois miúdos, ambos com uma vida repleta de problemas, falta de compreensão, solidão, etc. Além disso, como também tinha lido a saga Twilight, já estava um bocado "cansado" de vampiros (mal sabia eu o que me esperava...).
E de facto, assim que comecei a ler o livro, nada fazia prever que se tratava de "mais" uma história de vampiros. Bem, "mais" uma não ... Acho que esta sai fora da normalidade das histórias de vampiros. O autor leva-nos para lá do mundo horrendo dos vampiros, dando-nos uma visão do que é "estar do outro lado". A solidão, o processo de transformação, o sentimento de culpa, a vergonha e a inevitabilidade de serem o que são. Juntando a isto a história de Oskar e dos seus problemas na escola, estão reunidos os ingredientes necessários para uma amizade com características muito particulares.
Deixo apenas uma pequena recomendação para leitores mais sensíveis: o "livro tem cenas" verdadeiramente arrepiantes. Para quem gosta de filmes de terror e suspense, é uma maravilha :)

Nota final: recomendo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde você conseguiu o livro em português?

Rodrigo Oliveira disse...

Como referi no post, foi-me oferecido mas já o vi nas prateleiras da FNAC e da Bertrand.
http://www.fnac.pt
http://www.bertrand.pt