Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 7 de junho de 2011

Madrid vista de cima ... e não só

No regresso do fim de semana em Madrid tive a oportunidade de ficar junto à janela e a felicidade de apanhar um céu mais ou menos limpo. À excepção da passagem por Zamora e Salamanca, onde passamos literalmente por cima das nuvens sem ver absolutamente nada "para baixo", no resto do percurso consegui tirar umas fotografias bem interessantes.
A começar por Madrid. O Aeroporto de Barajas fica na periferia de Madrid, na zona NE, se bem que é servido pelo Metro o que nos permite facilmente chegar ao centro de Madrid. A localização do aeroporto, conjugada com o facto de a descolagem ter sido feita para SE fez com que o avião, logo após descolar e ganhar alguma altitude fizesse uma curva à direita o que me permitiu umas excelentes vistas sobre a capital espanhola.


Nesta consegue-se ver o Aeroporto de Barajas (quase) no canto superior direito, com as suas 4 pistas, e a cidade de Madrid à sua esquerda.
Na seguinte, que tive de "martelar" no Photoshop para se conseguir ver com alguma nitidez (a original estava envolta em alguma nebulosidade ...), consegue-se apanhar vários detalhes nomeadamente a M30 (via rápida que rasga a cidade de Norte a Sul nesta imagem), o Parque del Retiro (aquela mancha verde com um lago), o Estádio Santiago Bernabéu (santuário dos aficcionados madrileños) e as 4 Torres de Madrid, também conhecidas por Cuatro Torres Business Area (CTBA).


Por último, outra perspectiva de Madrid, desta vez obtida praticamente a Sul da Cidade que nos mostra, além da zona Este da fotografia anterior, a zona Oeste de Madrid on se situam, por exemplo, o Palácio Real de Madrid, o Templo de Debod e ainda uma das maiores zonas verdes de Madrid, composta pelo Parc de La Montaña e pelo Parque del Oeste. Para os aficionados, uma nota para o Santiago Bernabéu (mais uma vez) e também para o Vicente Calderón, estádio do Atlético de Madrid, no canto inferior esquerdo.


Depois das vistas de Madrid, e como já referi acima, voamos por cima das nuvens, sem ver a "ponta de um chavo" lá para baixo até que ... entramos em Portugal :)

E uma das primeiras imagens que eu identifiquei foi a secura na barragem da Venda Nova que já tinha descrito aqui e aqui. Ainda na mesma fotografia, destaque para o parque eólica da Serra da Cabreira e para a barragem da Paradela (lá em cima na foto...), já em plena Serra do Gerês.


Mais um "lago", desta vez a albufeira do Ermal, em Vieira do Minho, com a Serra do Gerês lá bem ao fundo ...


A cidade de Braga (que consegui identificar numa outra foto graças ao nó de Celeirós da A3 :) ...).


A foz do rio Cávado, entre as famosas torres de Ofir e Esposende ...


A foz do rio Ave, Vila do Conde com as suas famosas "caxinas", e ainda um bocadinho da Póvoa de Varzim ...


E para terminar, já na fase de aproximação à pista, tive a sorte de apanhar esta :)


E não é que o gajo vinha coladinho a nós!!! A querer ultrapassar pela direita ...

0 comentários: