Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Portugal no seu melhor

Esta semana dirigi-me a um marmorista para que este me cortasse uma tira com determinadas dimensões a partir de um resto de pedra que tinha lá em casa.
Deixei, no marmorista, a referida pedra juntamente com um papel onde especifiquei claramente as dimensões pretendidas: 0,8 cm por 27,6 cm.

Ontem ligou-me o marmorista mor (presumo que o chefe da coisa) a dizer-me que não percebia o que era para fazer. Expliquei-lhe que apenas queria uma tira de pedra com as medidas que lhe deixei ao que ele me questionou: e então qual vai ser a espessura?
Mantive a calma e expliquei-lhe que a espessura era a da pedra que lá tinha! Nem mais, nem menos ...

Hoje, fui lá buscar a dita "tira" e eis que me sai uma pérola com 27,6cm e 8cm. Ou seja, a conversão das unidades foi feita de 27,6cm para 0,276m e 0,8cm para 0,08m!
E o melhor foi quando lhe tentei explicar que 0,8cm era a mesma coisa que 8mm! Não, dizia ele ... para isso teria que ter escrito 0,08!!!

Estamos a falar de malta que lida todos os dias com medidas e que tem esta dificuldade em fazer conversões de unidades !
Não sei se volto a ler artigos de opinião sobre a produtividade nacional (ou a falta dela ...).

0 comentários: