Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Assim é difícil...

As lagartas não me dão descanso!!!
Depois de ter remodelado a minha horta, fruto do ataque "brutal" que sofri por parte de um exército de lagartas, eis que descobri que, afinal, só tinha eliminado os grandes generais! O pelotão de pequenas lagartas continuou o seu efeito nefasto sobre as minhas aromáticas... Malditas!!!

Já há cerca de 15 dias, tinha decidido fazer uma inspeção surpresa, com especial enfoque na Cidreira, na Salsa, no Manjericão e na Hortelã. Comecei a notar algumas folhas roídas, indicação clara que estava novamente sob fogo inimigo. E eis que as apanhei... sem exagerar, eram dezenas!!! A maior parte ainda mini-lagartas, e outras mesmo em tamanho micro já começavam a fazer das suas... As primeiras comecei a retirá-las "à mão", depois desisti e passei ao corte das folhas. :)




Estas são algumas fotos que eu fiz da inspeção à Cidreira, a maior vítima. Depois de a ter limpo, em conjunto com as restantes aromáticas, optei por afastá-las (fisicamente sem se tocarem) de modo a evitar qualquer tipo de contágio ou transferência de lagartas entre elas...

Mas hoje, eis que decido ir espreitar o Manjericão e deparo-me com isto:




Mas que praga, o raio das lagartas!!!
Solução: eliminação total!


Quero ver onde é que elas vão aparecer agora... e o que vão comer! :)
Também acho que não matei o desgraçado... espero que volte a rebentar na próxima primavera...

1 comentários:

Joao M. disse...

Tenho exactamente essa lagarta no meu «ex manjericão». Comecei por retirar as grandes uma a uma depois as pequenas até que desisti e cortei o manjericao todo, estava no seu auge, mas com o ataque das lagartas teve mesmo que ser.
O problema é que entretanto sem manjericão começaram no tomateiro e nao queria nada ter que o cortar. alguém sabe de algum truque para me livrar desta praga????

Obrigado e boas regas ;)