Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Águia do Império

Sinopse
Afastado de Roma devido a uma conspiração que envolve o próprio Imperador, o jovem Quintus Cato, amante das letras e da vida no palácio, chega à Germânia para se inscrever como recruta na Segunda Legião, a mais temida e afamada dos exércitos de Roma. E se a adaptação aos rigores da vida militar já se revela terrivelmente difícil, o jovem ainda tem de enfrentar o desprezo dos camaradas quando descobrem que, graças aos contactos que tem em Roma, Cato vai receber um posto superior ao deles: o de lugar-tenente de Macro, o mais experiente e destemido de todos os centuriões. Para recuperar o respeito dos camaradas, Cato vai ter de provar a sua coragem contra as sanguinárias tribos germânicas. E se sobreviver, o pior ainda está para vir: a Segunda Legião vai ser enviada para uma terra de barbaridade sem paralelo, a nebulosa e distante Britânia. E ele e Macro, escolhidos para uma missão secreta repleta de intrigas, que ameaçam não só as suas vidas, mas também o futuro do Império.

Opinião
Sou, desde os meus 13 anos (mais ano menos ano), altura em que estudei na escola a civilização romana, um apaixonado por Roma. Sempre me fascinou o império romano e o modo como foram capazes de conquistar e dominar grande parte da Europa, o Norte de África e a bacia mediterrânica da Ásia. Com uma máquina de guerra poderosíssima, uma organização excepcional e uma capacidade, quer ao nível da arquitectura quer ao nível da engenharia, extraordinária e muitos anos à frente de qualquer outra civilização da altura, impuseram o seu poderio a um vasto conjunto de povos que se subjugaram, durante centenas de anos, aos descendentes de Rómulo e Remo.
Há muito que já tinha esta Saga da Águia debaixo de olho e aguardava, pacientemente, a melhor altura para iniciar a sua leitura. Aconteceu este ano. E em boa hora!
Este primeiro volume, essencialmente de apresentação às duas personagens principais da Saga, o experiente centurião Macro e o seu optio Cato, começa por nos apresentar o dia a dia de uma das mais temerosas legiões romanas, a afamada 2ª Legião para a qual Cato é enviado. Ao mesmo tempo que o autor nos vai introduzindo na máquina de guerra romana, nas suas técnicas de treino e de combate, vamos assistindo ao desenrolar de uma conspiração que afectará as suas vidas, a própria legião e, inclusivamente, o futuro do império romano.
Percebe-se, neste primeiro volume, toda a sua paixão e conhecimento profundo sobre a civilização romana de Simon Scarrow, com relatos e descrições bastante pormenorizadas sobre o modo de vida da máquina de guerra romana.
O segundo volume já está em queue e, muito provavelmente, será lido ainda este ano.
Excelente leitura!

0 comentários: