Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Primo Basílio

Sinopse
Escrito em Inglaterra, O Primo Basílio, publicado em 1878, é um romance de costumes da média burguesia lisboeta e uma sátira moralizadora ao romanesco da sociedade da época.
Luísa é uma vítima das suas leituras negativas e da baixeza moral do primo, quando a ausência do marido a deixou entregue ao seu vazio interior. É uma vítima do ócio.
Eça sugere artisticamente os traços psicológicos das várias figuras da obra com os seus dramas, que de forma alguma enfraquecem o clima trágico, denso, do drama da heroína.


Opinião
Na senda da tradição que tenho seguido nos últimos anos, com a leitura de (pelo menos) 2 clássicos portugueses por ano, este Primo Basílio foi o primeiro do ano. Depois de, há 2 anos, ter relido Os Maias de Eça de Queirós, tinha alguma vontade em voltar ao admirável mundo de Eça e à sua deliciosa escrita.
Desta vez, Eça brinda-nos com uma história sobre aventuras e desventuras conjugais no seio de uma família burguesa. Luísa é uma mulher casada, simples e representante dos bons costumes da época até que um dia reencontra o seu primo Basílio que a vai arrancar do ócio e do tédio em que vive e despertar-lhe os sentimentos rebeldes e a procura por uma aventura extra-conjugal que, de um modo mais ou menos reprimido, sempre a acompanhou. Basílio é um daqueles galãs de antigamente, conquistador e muito seguro de si próprio, só lhe interessa o seu bem estar e as suas conquistas.
Uma excelente crítica à burguesia da época, com alguma alguma ironia e alguns salpicos da realidade política da altura. Uma leitura agradável.

0 comentários: