Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Contos Quase Romances da Cabreira e seu Universo

Na passada sexta, completamente por acaso e sem nada que o fizesse prever, assisti pela primeira vez à apresentação de um livro. Sim, porque apesar de ser um leitor regular nunca me tinha dado vontade de o fazer. Quer porque os livros apresentados não me suscitavam qualquer interesse quer porque o facto de conhecer o autor e poder "dar 2 de letra" com ele também não me levantava qualquer tipo de interesse.

Mas, eis que em pleno passeio pela FNAC do Norteshopping, dou conta que se está a iniciar a apresentação do livro "Contos Quase Romances da Cabreira e seu Universo" do autor José da Costa Oliveira, um cabeceirense de gema e cujos contos mais não são do que histórias/contos da região, e onde se incluem algumas personagens da chamada "vida real" de Cabeceiras de Basto, mais concretamente da freguesia de Abadim. E assim sendo, lá nos sentamos, eu e a Carla, enquanto as raparigas ficaram logo ali ao lado a ver os livros infantis. Tudo se conjugou na perfeição.
No final, surpresa das surpresas, o autor até conhecia a Carla e tinha frequentado a escola primária de Abadim com alguns dos tios da Carla. Enfim, uma amena cavaqueira que eu, sinceramente, nunca tinha pensado que fosse tão interessante.
Resultado, claro que compramos o livro e veio com dedicatória do autor. :)

Sinopse
"Contos, quase romances, da Cabreira e seu universo".
Uma antologia em que o Homem e a Natureza (os Bichos) protagonizam lado a lado. Histórias como "a vaca que chorava", de seu nome a Briosa, ou "o coelho da ponte da Urtigueira", o Alfredo, fazem a defesa laudatória do que é a amizade, a criação de laços afectivos entre os seres, que confere sentido à vida e a tudo o que nos rodeia.
Todas se desenrolam nos vales, nas encostas, nos cumes e picos do perímetro florestal da Serra da Cabreira, norte de Portugal, linha de divisão entre as províncias do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

0 comentários: