Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Príncipe de Fogo

Sinopse
Gabriel está de regresso a Veneza, quando uma terrivel explosão em Roma o conduz a uma perturbadora revelação: a existência de um dossier em mãos terroristas que revela os seus segredos e expõe a sua verdadeira história. Apressadamente chamado a Israel, regressa mais uma vez ao seio da organização que tinha escolhido esquecer. Allon vê-se em perseguição de um cabecilha terrorista através de uma paisagem embebida no sangue derramado por várias gerações.
E quando por fim se dá o confronto, não é só Gabriel que corre o risco de ser eliminado - pois não é apenas a sua história que é posta a nu.

Opinião
Já tinha lido "O confessor" de Daniel Silva há uns anos atrás e na altura gostei bastante do estilo do autor e do tipo de história/policial que nos era apresentado. A velha história de um agente secreto que vive na obscuridade e que de vez em quando é chamado para executar "determinadas tarefas".
Neste "Príncipe de Fogo", mesmo continuando com a história do agente secreto que é chamado para levar a cabo uma missão após um atentado ocorrido em Roma, o autor acaba por nos envolver na problemática Israelo-Árabe e na velha guerra pela independência da Palestina.
Por um lado, gostei bastante do modo como o autor aborda esta problemática, chegando ao ponto de fazer uma breve resenha histórica acerca de "quem atirou a primeira pedra". Por outro lado, acho que em alguns pontos a escrita (e as opiniões do autor) se torna demasiado parcial em favor de Israel. É certo que o herói do livro é Gabriel, o agente secreto israelita mas quando envolvemos a história ou a misturamos com a realidade e uma das questões mais problemáticas na cena política internacional, é normal que os pontos de vista e/ou as opiniões dos leitores nem sempre sejam coincidentes com a do autor.
Fora este pequeno (grande) pormenor, gostei bastante do livro. É uma verdadeira caça ao homem que nos leva a percorrer vários locais de Israel, dos enclaves palestinianos e até ao sul de França onde se desenrola uma parte importante da acção.
Um verdadeiro thriller, daquele tipo que nos faz "comer" página atrás de página! Li-o numa semana!!!

0 comentários: