Pois bem, ultimamente tenho feito umas experiências hortícolas e os espinafres foram a faísca inicial. Qual Popeye armado em salvador com os seus espinafres para a sopa das miúdas, em finais de Outubro do ano passado decidi semear espinafres. Arranjei umas covettes e, aí vai disto. É claro que não lhes disse que era para a sopa, caso contrário tinham-me sabotado a plantação...
Tudo começou a 29 de Outubro de 2011...
A coisa até parecia prometer mas ao fim de 3 semanas, de 18 sementes apenas 3 tinham germinado... Algo me dizia que faltava qualquer coisa... mas deixei ficar a "marinar" e lá acabaram por germinar mais duas sementes. O Outono acabou (aconselhavam no pacote das sementes a semear em Outubro/Novembro...), o Inverno foi passando e os malditos espinafres não tinham maneira de crescer.
Mas não desisti! Chegou a Primavera e, aparentemente, começaram a arrebitar... De duas, passaram a quatro folhas, depois seis, oito... e por aí adiante.
Resolvi então retirá-los da incubadora e colocá-los em vaso. Só que entretanto descobri o que me faltava. Seguindo os conselhos os meus consultores hortícolas (cunhados Susana e Antero), adicionei o ingrediente secreto quando os transplantei: húmus de minhoca! Sim, era o que me faltava e funcionou!!!
Quando os envasei, no dia 9 de Abril, estavam assim:
E passado uma semana, no dia 15 de Abril já estavam assim:
Sei que não parece muito grande a diferença mas para quem está, deseperadamente, à espera deles para fazer sopa, diria que estão com muito bom aspecto!
Aliás, por este andar conto recolher folhas de espinafre para a sopa no primeiro trimestre de 2013!!!
E mais, talvez dê para esparregado lá para meados de 2014... quem sabe.
Entretanto, as miúdas agradecem, não há sopa de espinafres!
0 comentários:
Enviar um comentário