Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A Gaiola Dourada

Este fim de semana fui ao cinema ver A Gaiola Dourada e adorei! Fantástico!

O filme conta a história de um típico casal português, emigrado em França e que dedica toda uma vida (32 anos) apenas e só ao trabalho. Roçando a "escravatura", Maria e José (típicos nomes portugueses...) são demasiado bons o que faz com todos se aproveitem da sua bondade para fazerem "gato e sapato" deles, especialmente os respectivos patrões.
Mas eis que um dia, recebem uma carta em que são informados sobre uma herança deixada pelo irmão de José que contempla uma quinta no Douro, uma sociedade de produção vinícola e ainda outros rendimentos que os tornarão, da noite para o dia, ricos!
E é aqui que surge o dilema do filme, regressam ou não regressam a Portugal? Os filhos, nascidos e criados em França, a dependência dos patrões nos seus empregos, toda uma vida construída em França fazem pender o prato da balança para um lado. Mas as saudades da "terra" e a vontade de vir envelhecer em Portugal são factores demasiado fortes...
Se a isto, adicionarmos aquelas características bem típicas portuguesas como intercalar o calão português nas conversas francesas, a tradicional "marmita" com o almoço, o afinco e o zelo que colocam nos seus trabalhos do dia a dia, etc, então temos os ingredientes ideiais para passar uma boa tarde de cinema. Ah, já me esquecia, claro que não podia faltar o nosso tradicional bacalhau :) e os bolinhos de bacalhau.

Muito bom mesmo. Vão ver que vale a pena! E ainda terão oportunidade de dar umas valentes gargalhadas...

0 comentários: