Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Millenium I - Os Homens Que Odeiam Mulheres

Sinopse
O jornalista de economia MIKAEL BLOMKVIST precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro HANS-ERIK WENNERSTÖM e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium. Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. HENRIK VANGER, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer. Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem LISBETH SALANDER. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hackerde excepção. Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.

Opinião
Os Homens Que Odeiam Mulheres é o primeiro volume da trilogia Millennium, de Stieg Larsson, a qual rapidamente se transformou num fenómeno a nível mundial. Na minha opinião, trata-se, efectivamente, de um policial magnífico, daqueles que nos deixa agarrados à história, ansiosos por chegar ao fim e descobrir a "tramóia".
Michael Blomkvist, jornalista e sócio gerente da revista Millennium, é julgado e condenado por difamação devido a um artigo que escreveu sobre Wennerstom, um dos homens mais poderosos na Suécia. E é após a sua estadia na prisão que Henrik Vanger, outro grande magnata sueco e CEO da uma das maiores corporações do país, decide contratar Blomkvist para tentar descobrir o que aconteceu à sua sobrinha-neta Harriet, há 40 anos atrás, após ela ter desaparecido misteriosamente. Para ajudá-lo na resolução deste mistério, surge Lisbeth Salander (a rapariga da tattoo), uma misteriosa e, sem qualquer dúvida, "esquisita" investigadora privada que "odeia os homens que odeiam mulheres". Atipicamente anti-social mas uma excelente hacker informática, Lisbeth vai ajudar a desvendar o mistério da família Vanger e descobrir uma sórdida e macabra história que os vai colocar em perigo.
Não deixa de ser engraçado e até mesmo surpreendente o retrato da Suécia pelos olhos de um sueco. Acho que nós, os chamados "povos do Sul" (os latinos) sempre nos habituamos a olhar para os países nórdicos como exemplos civilizacionais em que tudo corre sobre trilhos, com vidas pacatas e sem problemas de maior. O autor dá-nos precisamente a imagem contrária. A de um país com profundos problemas estruturais que vão desde a fraude corporativa/financeira, violência contra mulheres, sexo extra-conjugal, assassínios, fanatismo religioso, etc. Ou seja, nada a ver com a tipíca visão de "vida pacata" que temos dos nórdicos...
Gostei muito da escrita e da construção das personagens de Larsson. Apesar de Lisbeth nos ser apresentada como uma pessoa um tanto ou quanto disfuncional em termos sociais, acabamos por perceber que tem um sentido de justiça bastante apurado e que algo de grave terá acontecido na sua adolescência que a transformou e que a fez barricar dentro de umas muralhas que ela própria construiu para se proteger do "mundo" exterior.
No fundo, creio que a personagem de Lisbeth Salandar serve como um grito de revolta do autor e uma tentativa de alertar consciências para os crimes cometidos contra mulheres. Além disso, o próprio mistério sobre o que terá acontecido a Harriet Vanger encaixa também desta sórdida categoria de violência contra mulheres.
Resumindo, um excelente livro que recomendo vivamente. Venham os próximos volumes da trilogia...

E, já agora, deixo aqui o trailer do filme, cuja visualização também aconselho!

0 comentários: