Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nas fraldas da Cabreira - Parte I

Finalmente, tempo para TT.

Ao fim de mais de 2 meses lá fui eu para Cabeceiras de Basto.
A minha sobrinha fazia anos e eu não podia deixar de agarrar a oportunidade para pegar na montada :). Foi aquilo que se costuma designar por "um consolo" :).

Sábado foi até às 14h e no domingo só deu até às 12h ... Compromissos familiares, pois claro.
O tempo estava 5 estrelas ... Um pouquinho quente até ...

Neste primeiro post sobre o passeio vou apenas descrever os preparativos. Farei depois a reportagem ... Se calhar, só depois das férias ... É que elas já estão aí a bater à porta ...

O planeamento que fiz do passeio foi completamente artesanal !!!
Nada mais simples.

Peguei no Google Earth e pus-me a analisar a região a norte de Abadim (Cabeceiras de Basto). Comecei a traçar caminhos que me permitissem dar "a volta" à Serra da Cabreira, sempre com o objectivo de andar o mais possível em terra e passando por um conjunto de aldeias típicas da região. Tirei screenshots do Google Earth com indicadores nos locais por onde deveria passar (cruzamentos, entroncamentos e aldeias).


Em cada indicador, associei as coordenadas (retiradas do Google) e uma pequena descrição (ex. no entroncamento virar à direita). Coloquei tudo num documento Word e assim criei o meu primeiro RoadBook.


Obviamente que as coordenadas só servem se levarmos um receptor GPS como o meu "Tone-Tone". Basicamente, a única coisa que eu tinha de fazer, além de segurar a montada para não cair, era consultar o mapa com os pontos de passagem definidos e, se necessário, verificar as coordenadas do GPS a ver se batiam certo com as que tinha retirado do Google.
Ah !!! Muito importante !!! Vejam só a forma como eu levava o meu roadbook.


O gajo é mesmo engenhocas ...
Tirando um pequeno percalço inicial (logo após o ponto de partida) que me fez perder entre 1h a 1h30 (depois conto no post seguinte ...) os pontos que eu defini, as coordenadas que eu retirei do Google e as coordenadas que eu ia verificando no GPS, tudo batia certo e posso dizer que correu tudo às mil maravilhas. Não me enganei uma única vez !!! Fantástico, para quem planeou, sozinho e de forma artesanal, o seu primeiro passeio :).

Depois conto-vos como correu o passeio propriamente dito ...

0 comentários: