Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Chefe Oliveira e a saladinha de tomate

Já lá vão uns meses desde que introduzi aqui no blog a culinária. Hoje, decidi voltar ao tema.

Há uns dias atrás, decidi inventar uma salada de tomate para acompanhamento de peixe grelhado que ficou 5 estrelas!!!
Mais tarde fiquei a saber que não tinha "inventado a roda" nem qualquer coisa lá perto, mas na altura soube-me bem ser eu a introduzir a receita em casa, eheh :).

O que precisamos:
- 150gr queijo fresco
- 4 tomates (pequenos)
- 150gr cubos de fiambre (ou peru)
- oregãos e hortelã-menta (ou outras ervas a gosto)
- 1 dúzia ovos codorniz

A primeira coisa a fazer é a Mise en place !!! O quê? Irra que vais buscar cada uma !!!
Pois é, aprendi este termo há umas semanas atrás no aniversário de uma amiga e ainda não tinha tido oportunidade de o usar. Pronto, agora já está. Significa simplesmente colocar os ingredientes e material necessário "à mão" para se avançar :)


A preparação é extremamente simples. Começa-se por colocar os ovos de codorniz a cozer. Com a água a ferver, 10 a 15 minutos deverão ser suficientes. Entretanto, corta-se os tomates aos gomos e o queijo fresco aos cubos, e coloca-se numa travessa.


Rega-se com sal, azeite e ervas aromáticas. Gosto especialmente de usar a hortelã-menta pois adiciona uma certa frescura à salada graças à menta. Com os ovos de codorniz já cozidos, enfeita-se a travessa. É capaz de ser conveniente tirar a casca aos ovos ... digo eu.

E voilá !!!


Bonito, hein? Fui eu que fiz ...
E para quem reparou que apesar de fazer referência a uma dúzia de ovos de codorniz, só aparecem na travessa 10, devo dizer que estavam bons ... e eu estava com fome :)

0 comentários: