Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ao fim de meio ano, voltei ... (II)

Depois da passagem pela Junta de Freguesia de Riodouro, iniciei então a descida da encosta até à estrada nacional. Pelo menos, esse era o objectivo.

Após algumas voltas, inclusive algumas onde tive que fazer o caminho inverso pois não tinha saída lá consegui chegar ao cemitério de Riodouro que fica sensivelmente a meio da encosta.
Logo a seguir ao cemitério, optei por cortar à direita por um caminho que me levou exactamente para onde eu queria. Ao Rio de Vilela, um afluente do Rio Peio que nasce na Cabreira e vai desaguar no Tâmega.


E tinha ponte para atravessar e tudo!!! Aparentemente, tudo corri bem ...


Só que depois de atravessar o rio e começar a subir é que a "porca torceu o rabo"! E de que maneira ...
A uns escassos 100~200 metros de chegar à localidade de Portelinha (e à estrada nacional) deparo-me com esta subida completamente impossível de se fazer !!!


Apesar de a foto anterior espelhar a inclinação da subida, a foto seguinte ilustra perfeitamente qual era a verdadeira dificuldade da subida. Aquilo não eram pedras, eram rochas que tinham nascido ali !!! E era cada uma !!


Lá tive que voltar para trás, refazendo o trajecto até ao cemitério de Riodouro e depois, toca a abrir até casa pois já estava na hora do tacho ...
Pelo caminho, ainda parei para registar um importante marco tecnológico na actividade de pastoreio.

Quem anda por estas bandas, mais cedo ou mais tarde acaba por encontrar coisas como por exemplo uma cancela fechada ou cordas utilizadas para guiar o gado que nos barram o caminho. Pois bem, foi exactamente aquilo que encontrei. Uma corda que me fechava o caminho. Ora, está-se mesmo a ver que não há dificuldade nenhuma. O artista saiu da mota e toca a pegar na corda e colocá-la no chão. Eis quando, sem prever, pimba !!! Um choque! E pensei eu, mas o que é isto? Electricidade estática? Voltei a pegar na corda e ... pimba outra vez!


Pus-me à procura e encontrei-o. Estava mesmo ali à frente dos meus olhos.


Um PASTOR ELÉCTRICO !!! Irra que só me faltava mesmo isto ...
Os nossos pastores estão a ficar espertos ... e avançados tecnologicamente ...

0 comentários: