Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Alface na horta

Como já falei aqui, este ano iniciei uma aventura hortícola no pequeno espaço que tenho nas traseiras!
Como aquilo é "relativamente" solarengo, havia que tentar...

Uma das espécies escolhidas foi a alface. E, no dia 9 de Abril (um pouco tarde para a alface, percebi-o agora), tudo começou assim...


Numa pequena caixa de esferovite (que tinha transportado codornizes uns dias antes...) espalhei um punhado de sementes de uma forma "mais ou menos" aleatória.
Ao fim de 1 semana (15 de Abril) já havia fumo branco a sair da capela!


As sementes começavam a germinar. E, para meu espanto, ao contrário do que tinha sucedido com os espinafres cuja taxa de sucesso fora extremamente baixa (5 em 18), as alfaces estavam todas a "sair da casca"!
Passado sensivelmente um mês (5 de Maio), a coisa prometia. Parece que ia comer salada todo o Verão.


O problema foi quando aquilo começou a crescer. Percebi que tinha posto sementes a mais. :)
Quer dizer, não estava a contar que germinassem todas! E como ficou tudo ao monte, acabou por crescer tudo ao "molhe"!
Resultado, apenas uma parte sobreviveu! (22 de Maio)


Mesmo assim, a taxa de ocupação por centímetro quadrado continuava demasiado elevada. Assim, um pouco ao jeito dos políticos actuais face à crise instalada, optei por sacrificar alguns pés de alface em detrimento dos mais crescidinhos. Estava visto que ali não ia dar nada... Tinha que os mudar!

Então, armado em ambientalista, surgiu-me a ideia de reutilizar as chamadas garrafas PET para fazer a transplantação. Isso, e mais uma caixa de codornizes (confesso que estiveram em promoção no pingo doce...). Esta operação foi realizada a 29 de Maio.



Ontem, dia 7 de Maio, sensivelmente 2 meses depois de as ter semeado, as minhas alfaces estavam com muito bom aspecto e a prometer boa colheita.



Umas mais viçosas que outras mas qualquer uma delas a prometer que chegará à minha mesa! :)

Resumindo, para quem pratica o mesmo tipo de entertenimento ou planeia fazê-lo, é bom que não cometa os mesmos erros que eu. Ou seja:

1) Semeei muito tarde. Deveria tê-lo feito 2 meses mais cedo, no início de Fevereiro. Se o tivesse feito, provavelmente por esta altura já estaria a comer a minha alface.
2) Tenham cuidado porque as sementes de alface tem uma elevada taxa de sucesso no que diz respeito à germinação. Portanto é bom que espalhem as sementes respeitando distâncias. Ou então, se usarem garrafas como eu, basta uma semente por copo.
3) Nestes primeiros meses, muito cuidado com o sol. As meninas são muito sensíveis. Houve um dia em que, por descuido, elas apanharam um pouco de sol a mais e foi o suficiente para queimar alguns pés. Foi também esta a razão por apenas uma parte das sementes germinadas terem sobrivido.

Agora vamos a ver quando é que as como!
Se é que elas vão chegar a esse ponto. :)



0 comentários: