Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Nas fraldas da Cabreira - Parte III

Após a pausa em Busteliberne, arranquei novamente em direcção a Salto, entrando já na Serra da Cabreira.


A meio caminho ainda houve tempo para mais umas fotos. Ao longe, o parque eólico em pleno maciço da Cabreira.


Uma casa que, pelo estado da sua envolvente, deve ter sido engolida pelas chamas há poucos anos.


E tempo ainda para apanhar um pouco de trânsito na "estrada" ...


... para as conseguir ultrapassar tive mesmo que cortar caminho pelo meio do monte. É que elas estavam mesmo a seguir a estrada e eu preferi desviar-me em vez de me habilitar a um "toque de corno".
Quase a chegar a Salto, ainda tive oportunidade de me encontrar com um conjunto de Garranos da Serra.


No final, vila de Salto à vista, são e salvo. Na fotografia consegue-se distinguir claramente as torres das duas igrejas de Salto. A igreja nova mais à esquerda e a igreja antiga à direita.


A meio caminho, perto da aldeia de Torrinheiras que assinala a fronteira entre Trás-os-montes e Minho (situada no extremo norte do concelho de Cabeceiras de Basto, imediatamente antes do concelho de Montalegre), parei para uma "bucha" num local marcado apenas pelo barulho da Natureza. Aparte o vento, ainda se consegue distinguir o chamamento de uma ave de rapina ...



No segundo dia, acabei por percorrer mais ou menos os mesmos caminhos que no dia anterior, desta vez com mais confiança pois ainda me lembrava dos locais onde tinha passado e onde deveria virar ou não. Desta vez fiz o caminho correcto entre o ponto de partida e a aldeia de Gondarém e à saída da aldeia de Busteliberne, atalhei por outro caminho que não levava marcado mas que me permitiu circundar a aldeia a Norte e levar-me perto do local onde fiz o filme anterior. Nesse mesmo local, por compromissos de tempo, optei por voltar para trás até à estrada que liga a aldeia de Torrinheiras à aldeia de Porto D'Olho e daí, segui sempre em asfalto até à aldeia de Abadim.

Fim do passeio.

0 comentários: