Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mais uma ficha, mais uma voltinha ...

Interrupção nas férias para actividades TT !!!

No fim de semana de 22-23 lá fui para Cabeceiras, preparado para mais uma voltinha de monte.
Mais uma vez, levava já o percurso estudado e tudo preparado para disfrutar de umas horas a percorrer monte em duas rodas !!!

Desta vez, iria elevar a fasquia em termos de percurso pois pretendia passar por alguns trilhos por onde tinha passado a caravana do 9º Raid TT Cabeceiras 2009. Num primeira parte do percurso, iria subir de Cabeceiras de Basto até à aldeia d eAbadim pelos trilhos percorridos no raid.


A subida para Abadim fica "mais ou menos" dividida em duas subidas, intervalados por um pequeno troço plano.
A primeira subida é simplesmente sensacional: zona de arvoredo, com subida em zigue-zague e sempre de gás a fundo a levantar pó!!! No final do zigue-zague, 200 metros em rocha e com muita pedra!!! Espectáculo.

A seguir, uma zona plana, com passagem por terra e empedrado com várias casas, como que perdidas no monte, e eis que surge a segunda subida.
Esta foi feita a rasgar, literalmente!!! Na altura em que passou o raid TT, o trilho devia estar aberto e limpo mas não foi caso quando lá cheguei. Tive que abrir caminho por entre silvas e tojos de maneira que fiquei com a camisola toda "marcada". Mas deu pica, muita pica!
Só no final desta subida é que parei para umas fotos. Por onde vim ...


... e para onde ia.


E foi um pouco mais à frente que tive o meu primeiro e único contratempo. Sozinho, era impossível seguir em frente. O trilho era literalmente um caminho de cabras no meio da encosta.

E terminava num local onde eu teria que subir um degrau (no sentido literal da palavra) à minha esquerda e fazer uma subida de uns 15~20 metros.


Não deu ... azar ... Se não fosse o degrau, com um pouco de balanço ainda teria ganho velocidade e força para fazer a subida mas ... Ainda fiz o primeiro terço. Depois não deu mais ... Se não fosse sozinho e tivesse ajuda, tenho a certeza que teria conseguido. Fica para a próxima.

Voltando atrás, acabei por dar a volta ao aeródromo, por baixo e pelo lado Este.


Com o aeródromo completamente arranjado, ainda deu para umas brincadeiras e para levantar algum pó. Após umas voltas na zona da área de lazer do Oural, parti para a segunda parte do percurso que consistia na ligação Abadim-Busteliberne.
Já havia feito esta ligação anteriormente pelo que desta vez resolvi "inventar" e experimentar novos trilhos. E foi precisamente por "inventar" que descobri isto:


Confesso que não sei que designação lhe dar: área de descanso, área de lazer, área de jogo ...
Também por "inventar", vi-me forçado a rasgar mato.


Sim, o caminho seguia mesmo ali pelo meio ... E tinha saída para a estrada no final!

Já na entrada de Busteliberne, optei por "inventar" mais uma vez. Decidi fazer um pequeno trilho, por onde passou a caravana do 9º Raid TT Cabeceiras 2009 que classifico como 7 estrelas para os amantes do TT. Trata-se de um troço com cerca de 1Km, muita pedra no início, muita lama no fim, relva e um pequeno riacho que, correndo ao lado do trilho, acaba por inundá-lo, conferindo à aventura o tempero necessário para que à saída se possa dizer: tenho que voltar a fazer esta me*** !!!



No final da subida, tempo para dar descanso à montada e ao montador.



A seguir parei em Busteliberne para a já tradicional "bucha". Depois de atestado, ainda fiz uma subida até ao monte, em direcção às "ventoínhas" mas, dado o adiantar da hora, tive que dar meia volta e regressar à base.


A família esperava e eu já agradecia um chuveirinho e os pés debaixo da mesa ...

0 comentários: